quarta-feira, 28 de novembro de 2007

SD 14




Villa Hügel


Essas fotos foram feitas com a câmera nova, estou realmente aprendendo. O manual veio em alemão, tudo bem, eu me viro até certo ponto nessa língua, mas tem uns penhascos que eu ainda não tenho perna pra atravessar. Falando nisso, que coisa interessante, nada a ver com isso talvez. Sonhei que uns amigos tomavam pílulas de diminuição para fugir de uns perigos - e eu, quando descobri essas pílulas, tomei de aumentação e fui ficando grande, grande. Isso tirando o sonho dos homenzinhos extraterrestres vampiros com forma de robozinhos michelin cinza de meio metro de altura, com luzinhas coloridas - usávamos raios fazers para acabar com eles no sonho. E para identificar as pessoas que tinham sido vampirizadas e virado zumbis só tinha um jeito: olhar os olhos delas no escuro, por que ficavam vermelhos. Eram muitas, andando em grupos tipo mortos-vivos. Foi um sonho meio Guerra dos Mundos. Em outro íamos de ônibus sobre as águas para a ilha da Suécia, e ao lado numas colinas eu aprendi a voar com uma asa-delta feita de asa de borboleta plástica (era muito fácil, era um plásticão bonito, só colocar de um jeito assim na frente do peito, de frente pro vento, ela decolava e você ia ajeitando o vôo - bonito). Isso de sonhos é pra introduzir as fotos acima, em baixo, entre, acho que é um clima onírico.



acima, abaixo etc, a casinha do Krupp e seus jardins...


portão de entrada


Isso não. Aí é a porta de entrada da Folkwang Hochschule, em Essen-werden:


Aqui sim, a Estação da Villa



Leão de porta. Na escola, não na chácara do Krupp.



Krupps:



Lua cheia é lua cheia, importa pouco se aqui ou lá.


Essen-Werden.




Sobre coisas visuais, aliás, tenho duas sugestões para quem ainda não foi: os cadernos da Beá, minha amada Mestra Original (a quem eu chamo de Maria Beatriz PriMeira) - http://www.cadernosdabea.blogspot.com/.

Segunda sugestão, o site de cartazes russos http://sovietposter.blogspot.com/, que apresenta um poster soviético por dia. São em geral maravilhosas expressões de arte gráfica, vale a pena.

Já que falei disso, não vou deixar de sugerir a visita ao http://www.fcraft.com.br/cafe/, (vale ver a home page, por que está bonita - ainda que pouco funcional. http://www.fcraft.com.br/) e aos seus links em geral. Há uma série de coisas bacanas pra se ver lá dentro, basta dar uma passeadinha. Por exemplo, o excelente videoclipe "Ya no sé que hacer conmigo", da produtora uruguaia Milagrito Films (http://www.milagritofilms.tv/web/) - pra facilitar, deixei o link direto aí embaixo - repare na aparente "simplicidade" do resultado, mas no brutal trabalho envolvido na animação - é um dos links do café. Existe uma série de videos feitos com tipografia dentro dessa série do blog, acachapantes em geral.



Outra idéia (hoje é um dia de ócio criativo, estudo e compartilhamento de informações - aproveitem meu bom humor). Afinal a quantidade de milhões de dólares gastos em design de produtos que acabam sendo uma porcaria na hora de usar por que não acompanham o design supremo do corpo humano ou a nossa estrutura cognitiva - coisas simples como controles de boca de fogão que não sabemos em que ordem ficam e outros detalhes (está dentro da página UM do caderno, passear nas setas "turn page" para ver outras): http://www.baddesigns.com/cellphone-lock.html

Outra da mesma cepa (embora seja um site de portugal, com tudo que isso significa - inclusive isso que você pensou): http://dificildeusar.usabilidade.org/.

Há muitos. Passa-se dias assistindo e estudando o assunto, nesse caso design e tipogafia.

Eu vou ficar por aqui, é o que temos para o momento.


Beijos, abraços, apertos de mão, tapinha nas costas ou Hau, o que mais lhe aprouver.