quinta-feira, 29 de novembro de 2007

HOJE





Hoje acordei com Manara povoando meus pensamentos. Quem nunca viu os desenhos do Manara não sabe que é um dos caras mais respeitados quando se fala de HQ. Especialmente se houver algum erotismo envolvido no tema - embora eu goste muito dos desenhos feitos com o Fellini, que apesar de bastante eróticos são muito mais surreais do que qualquer outra coisa. O Manara desenha umas mulheres lindas, provocantes, e as histórias são sempre sobre o universo da libido. Minha mãe apreciava o desenho, mas achava os enredos um pouco simplórios. Do ponto de vista crítico, eu sempre concordei - mas do ponto de vista do adolescente que eu era quando vi a primeira vez aquilo, isso não tinha muita importância. Afinal era sobretudo material de alta qualidade. Hoje em dia tendo a concordar que os roteiros são pouco elaborados, mas o desenho continua me fascinando. Hoje acordei com Manara nos olhos:




















Falando em mulheres desenhadas, outro dia tentei explicar o que era uma mulher Crumbiana. Foi um pouco difícil traduzir em palavras o corpo de uma mulher desenhada pelo maluco alucinado Robert Crumb, por isso dei uma pesquisada e encontrei alguns exemplos. Crumb foi um dos reis do underground americano, e até hoje é referência para os quadrinistas do mundo. Era odiado pelas feministas por razões óbvias - suas mulheres eram retratadas de maneira, digamos, peculiar. Seu desenho foi muito copiado por aí (por mim, inclusive), e realmente era muito doido. Acho que ainda é.














Com esse seu "Fritz the Cat" aí em cima acabei absorvendo muita safadeza útil e inútil. Pro meu azar e minha sorte.







Uma das mulheres mais interessantes é sem dúvida Elektra - essa versão do Frank Miller eu cheguei a ter, mas hoje não tenho mais certeza onde está. Uma das mais belas Graphic Novels daquela época. Junto com essa Wolverine & Destrutor, que tinha uma levada gráfica parecida. Aproveito para colocar alguns bons sketches do Wolverine. Um deles inclusive vale a pena visitar na origem, é um bom desenhista: http://actionguelle.blogspot.com/









Ahh, Wolverine é muito violento. Mas de Ranxerox, você já ouviu falar? Do desajustado Tanino Liberatore, é um humanóide ensandecido que arrebenta antes de perguntar - romântico, apaixonado pela sua namorada Lubna (estamos na Roma do futuro, as crianças são como adultos pequenos - Lubna tem 12 anos) - aprendi um tanto sobre a vida com ele. Afes...






No futuro, aliás, as paisagens serão de Moebius - esse cara eu sempre venerei. Os roteiros são psicodelia e absurdismo, é um doidão do tipo que cria mundos. E desenha paca. Por exemplo, a Morte abaixo:







Depois disso, fui.