quinta-feira, 29 de novembro de 2007

HOJE





Hoje acordei com Manara povoando meus pensamentos. Quem nunca viu os desenhos do Manara não sabe que é um dos caras mais respeitados quando se fala de HQ. Especialmente se houver algum erotismo envolvido no tema - embora eu goste muito dos desenhos feitos com o Fellini, que apesar de bastante eróticos são muito mais surreais do que qualquer outra coisa. O Manara desenha umas mulheres lindas, provocantes, e as histórias são sempre sobre o universo da libido. Minha mãe apreciava o desenho, mas achava os enredos um pouco simplórios. Do ponto de vista crítico, eu sempre concordei - mas do ponto de vista do adolescente que eu era quando vi a primeira vez aquilo, isso não tinha muita importância. Afinal era sobretudo material de alta qualidade. Hoje em dia tendo a concordar que os roteiros são pouco elaborados, mas o desenho continua me fascinando. Hoje acordei com Manara nos olhos:




















Falando em mulheres desenhadas, outro dia tentei explicar o que era uma mulher Crumbiana. Foi um pouco difícil traduzir em palavras o corpo de uma mulher desenhada pelo maluco alucinado Robert Crumb, por isso dei uma pesquisada e encontrei alguns exemplos. Crumb foi um dos reis do underground americano, e até hoje é referência para os quadrinistas do mundo. Era odiado pelas feministas por razões óbvias - suas mulheres eram retratadas de maneira, digamos, peculiar. Seu desenho foi muito copiado por aí (por mim, inclusive), e realmente era muito doido. Acho que ainda é.














Com esse seu "Fritz the Cat" aí em cima acabei absorvendo muita safadeza útil e inútil. Pro meu azar e minha sorte.







Uma das mulheres mais interessantes é sem dúvida Elektra - essa versão do Frank Miller eu cheguei a ter, mas hoje não tenho mais certeza onde está. Uma das mais belas Graphic Novels daquela época. Junto com essa Wolverine & Destrutor, que tinha uma levada gráfica parecida. Aproveito para colocar alguns bons sketches do Wolverine. Um deles inclusive vale a pena visitar na origem, é um bom desenhista: http://actionguelle.blogspot.com/









Ahh, Wolverine é muito violento. Mas de Ranxerox, você já ouviu falar? Do desajustado Tanino Liberatore, é um humanóide ensandecido que arrebenta antes de perguntar - romântico, apaixonado pela sua namorada Lubna (estamos na Roma do futuro, as crianças são como adultos pequenos - Lubna tem 12 anos) - aprendi um tanto sobre a vida com ele. Afes...






No futuro, aliás, as paisagens serão de Moebius - esse cara eu sempre venerei. Os roteiros são psicodelia e absurdismo, é um doidão do tipo que cria mundos. E desenha paca. Por exemplo, a Morte abaixo:







Depois disso, fui.

HQ



Me deu uma saudade inédita da minha antiga coleção de quadrinhos. Antes de ter dado o passo fundamental de desapego material na minha vida (foi um U-Turn interessante) e der dado a maior parte das várias centenas de albuns e revistas que entortavam a estante do chão até o teto, guardei comigo apenas o que era realmente de valor artístico (e ainda assim muita coisa muito boa foi para meus amigos).



Um dos melhores é Corto Maltese, que óbviamente não está aqui em casa na alemanha, mas eu dei uma rápida busca pra colocar nessa página. Segue um link com um pouco da história do marinheiro e algumas belas imagens.

http://sepia.no.sapo.pt/sepia-corto-maltese.html

Corto Maltese, Wolverine e Souza Paiol, trindade divina que compõe meu Alter-Ego.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

SD 14




Villa Hügel


Essas fotos foram feitas com a câmera nova, estou realmente aprendendo. O manual veio em alemão, tudo bem, eu me viro até certo ponto nessa língua, mas tem uns penhascos que eu ainda não tenho perna pra atravessar. Falando nisso, que coisa interessante, nada a ver com isso talvez. Sonhei que uns amigos tomavam pílulas de diminuição para fugir de uns perigos - e eu, quando descobri essas pílulas, tomei de aumentação e fui ficando grande, grande. Isso tirando o sonho dos homenzinhos extraterrestres vampiros com forma de robozinhos michelin cinza de meio metro de altura, com luzinhas coloridas - usávamos raios fazers para acabar com eles no sonho. E para identificar as pessoas que tinham sido vampirizadas e virado zumbis só tinha um jeito: olhar os olhos delas no escuro, por que ficavam vermelhos. Eram muitas, andando em grupos tipo mortos-vivos. Foi um sonho meio Guerra dos Mundos. Em outro íamos de ônibus sobre as águas para a ilha da Suécia, e ao lado numas colinas eu aprendi a voar com uma asa-delta feita de asa de borboleta plástica (era muito fácil, era um plásticão bonito, só colocar de um jeito assim na frente do peito, de frente pro vento, ela decolava e você ia ajeitando o vôo - bonito). Isso de sonhos é pra introduzir as fotos acima, em baixo, entre, acho que é um clima onírico.



acima, abaixo etc, a casinha do Krupp e seus jardins...


portão de entrada


Isso não. Aí é a porta de entrada da Folkwang Hochschule, em Essen-werden:


Aqui sim, a Estação da Villa



Leão de porta. Na escola, não na chácara do Krupp.



Krupps:



Lua cheia é lua cheia, importa pouco se aqui ou lá.


Essen-Werden.




Sobre coisas visuais, aliás, tenho duas sugestões para quem ainda não foi: os cadernos da Beá, minha amada Mestra Original (a quem eu chamo de Maria Beatriz PriMeira) - http://www.cadernosdabea.blogspot.com/.

Segunda sugestão, o site de cartazes russos http://sovietposter.blogspot.com/, que apresenta um poster soviético por dia. São em geral maravilhosas expressões de arte gráfica, vale a pena.

Já que falei disso, não vou deixar de sugerir a visita ao http://www.fcraft.com.br/cafe/, (vale ver a home page, por que está bonita - ainda que pouco funcional. http://www.fcraft.com.br/) e aos seus links em geral. Há uma série de coisas bacanas pra se ver lá dentro, basta dar uma passeadinha. Por exemplo, o excelente videoclipe "Ya no sé que hacer conmigo", da produtora uruguaia Milagrito Films (http://www.milagritofilms.tv/web/) - pra facilitar, deixei o link direto aí embaixo - repare na aparente "simplicidade" do resultado, mas no brutal trabalho envolvido na animação - é um dos links do café. Existe uma série de videos feitos com tipografia dentro dessa série do blog, acachapantes em geral.



Outra idéia (hoje é um dia de ócio criativo, estudo e compartilhamento de informações - aproveitem meu bom humor). Afinal a quantidade de milhões de dólares gastos em design de produtos que acabam sendo uma porcaria na hora de usar por que não acompanham o design supremo do corpo humano ou a nossa estrutura cognitiva - coisas simples como controles de boca de fogão que não sabemos em que ordem ficam e outros detalhes (está dentro da página UM do caderno, passear nas setas "turn page" para ver outras): http://www.baddesigns.com/cellphone-lock.html

Outra da mesma cepa (embora seja um site de portugal, com tudo que isso significa - inclusive isso que você pensou): http://dificildeusar.usabilidade.org/.

Há muitos. Passa-se dias assistindo e estudando o assunto, nesse caso design e tipogafia.

Eu vou ficar por aqui, é o que temos para o momento.


Beijos, abraços, apertos de mão, tapinha nas costas ou Hau, o que mais lhe aprouver.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Dreamland










Köln















Por que pausa também é música, correto? Ou nem por isso, tanto faz, importa apenas que vou colocar umas fotos novas e basicamente só isso mesmo. Falar de frio, ora... isso todo mundo sabe como é. Nevar, nevou um pouco, mas não o suficiente pra virar um assunto ainda. Trabalho, pá pá pá, igual ao que a gente sabe como é, com altos e baixos - parece que se aproxima um alto, após um cansativo e tedioso baixo, pelo menos. Uma câmera nova - mas que ainda está sem acessórios etc, e eu estou aprendendo a usar. Chegou outro dia. Also, zu der Fotos und Geschichte. Bom, Frank teve uma reunião em Köln, eu aproveitei a carona e fui dar uma volta na cidade.




Casinhas à beira do Rhein.